Infusão Bio Erva Príncipe

5,45 €

ba.infus_ervaprincipe.011

Novo produto

Infusão, Erva Príncipe biológica. Embalagem aproximadamente 40g.

Mais detalhes

A EQUIPA E A QUINTA

O projecto materializou-se na Quinta dos Choupos, localizada nos arredores de Évora, com 3 ha de área destinada à produção de ervas aromáticas em modo biológico. Na Quinta dos Choupos encontra-se em produção uma diversidade de espécies aromáticas e condimentares, vendidas em verde e em seco. Encontra-se também uma estufa com ambiente controlado, licenciada e certificada para a produção de plantas biológicas.

    

AS PLANTAS

Respeitando as condições edafoclimáticas da Quinta e as necessidades das espécies vegetais, a Be Aromatic produz, em sistema biológico diversas espécies como:

- Hortelã-pimenta MenthaxPiperita: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Erva cidreira Melissa officinalis: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Tomilho limão Thymus citriodurus: utilizada como aromática e medicial;

- Erva príncipe Cymbopogon citratus: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Segurelha Satureja montana: utilizada como aromática e medicial;

- Tomilho vulgar Thymus vulgaris: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Salva Salvia officinalis: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Lúcia lima Aloysia triphylla: utilizada como aromática e medicial;

bearomatic_plantas%20producao.jpg

A ERVA-PRÍNCIPE

A erva-príncipe Cymbopogon citratus é uma planta perene, que tem a sua origem no Sul da Índia, onde cresce espontaneamente. É utilizada especialmente na culinária tailandesa, indonésia e indiana, como legume ou especiaria aromática. Noutros locais, como Caraíbas, Brasil e África, cultiva-se e utiliza-se como planta medicinal (reconhecida pelas suas propriedades calmantes e refrescantes do sistema digestivo e febres). Esta erva contém cerca de 70% de óleo essencial citral, que também se encontra na casca do limão e laranja e que ajuda a sintetizar a vitamina A.

erva-cidreira.jpg

É uma bonita planta ornamental, extremamente aromática e de fácil cultivo. Cresce em grandes tufos de folhas estreitas, não produzindo flores fora do seu habitat natural. Propaga-se muito facilmente por divisão do caule e raiz.

Gosta de solos bem drenados mas com algum grau de humidade pois é uma planta tropical, que pede o pleno sol ou a meia sombra. Não tolera temperaturas negativas.

Cultiva-se na Ásia em grandes quantidades para destilação do óleo essencial, muito utilizado na aromoterapia, no fabrico de perfumes, de cosméticos, de óleos de massagem e de repelente de insectos.

A erva-príncipe é analgésica, antidepressiva, anti-bacteriana, combate a transpiração e o pé-de-atleta. Em forma de compressas, é usada para aliviar dores musculares e reumáticas e também infecções da pele. No Oriente é utilizada para combater problemas de tosse, asma, dores de cabeça e febre. No Ocidente, é mais utilizada para aliviar problemas digestivos e acalmar o sistema nervoso. Serve de repelente de insectos.

Na culinária dos países asiáticos e das Caraíbas, utiliza-se principalmente a parte inferior do seu talo para condimentar vários tipos de pratos. Combina muito bem com marisco e peixe, gengibre e coco. Em Portugal, os bolbos não ficam carnudos, pelo que se utilizam as folhas (conferem sabor cítrico aos cozinhados). O mais comum é a utilização para chá (aroma fresco de limão).

Atenção deverá ser dada ao facto dos componente citral e citronelal serem irritantes da pele, sobretudo quando expostos ao sol.

A Agricultura Biológica com técnicas menos agressivas, respeita os ritmos da natureza, com benefícios para os ecossistemas e saúde humana.
Sempre que possível, consuma estes produtos.

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Infusão Bio Erva Príncipe

Infusão Bio Erva Príncipe

Infusão, Erva Príncipe biológica. Embalagem aproximadamente 40g.