Infusão Bio Lúcia Lima

5,45 €

ba.infus_lucialima.012

Novo produto

Infusão, Lúcia Lima biológica. Embalagem aproximadamente 15g.

Mais detalhes

A EQUIPA E A QUINTA

O projecto materializou-se na Quinta dos Choupos, localizada nos arredores de Évora, com 3 ha de área destinada à produção de ervas aromáticas em modo biológico. Na Quinta dos Choupos encontra-se em produção uma diversidade de espécies aromáticas e condimentares, vendidas em verde e em seco. Encontra-se também uma estufa com ambiente controlado, licenciada e certificada para a produção de plantas biológicas.

    

AS PLANTAS

Respeitando as condições edafoclimáticas da Quinta e as necessidades das espécies vegetais, a Be Aromatic produz, em sistema biológico diversas espécies como:

- Hortelã-pimenta MenthaxPiperita: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Erva cidreira Melissa officinalis: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Tomilho limão Thymus citriodurus: utilizada como aromática e medicial;

- Erva príncipe Cymbopogon citratus: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Segurelha Satureja montana: utilizada como aromática e medicial;

- Tomilho vulgar Thymus vulgaris: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Salva Salvia officinalis: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Lúcia lima Aloysia triphylla: utilizada como aromática e medicial;

bearomatic_plantas%20producao.jpg

A LÚCIA-LIMA

A lúcia-lima Aloysia triphylla é uma planta perene, que tem a sua origem na América do Sul (Argentina, Paraguai, Brasil, Uruguai, Chile, Bolívia e Peru). Foi introduzida na Europa pelos espanhóis e portugueses no século XVII. O seu intenso aroma a perfume terá sido a razão pela qual os perfumistas do Europa do século XVIII a introduziram na sofisticada arte da perfumaria, então em plena ascendência. É também designada a sul por bela-luísa e a norte por limonete.

lucia-lima.jpeg

É utilizada como planta ornamental, exalando um forte aroma alimonado. Prefere exposição completa ao sol, bastante humidade e solo levemente argiloso. A sua sensibilidade ao frio causa a queda das folhas a partir dos 0°C. Os principais constituintes do óleo de lúcia-lima são o citral, o nerol e o geraniol.

A lúcia-lima é conhecida pelas suas propriedades digestivas e carminativas, que atenuam os gases intestinais. É também relaxante do sistema nervoso, combatendo enxaquecas, nervosismo, agitação e insónias. Estimula o apetite e tem uma ação anti-espasmódica sobre o aparelho digestivo, aliviando cólicas gastro-intestinais e também menstruais, contribuindo ainda para aliviar a sensação de vómito.

As folhas de lúcia-lima são usadas na culinária para conferir um sabor alimonado aos pratos de peixe, aves de capoeira, marinadas de vegetais, molhos para saladas, compotas, pudins e bebidas. É também utilizada em refrescantes e digestivas tisanas, assim como noutras bebidas, refrescos, saladas de frutas e gelatinas.

É também utilizada como repelente de insetos, através do óleo essencial diluído em água, por uma forte infusão aspergida nos locais invadidos por mosquitos, e ainda a própria planta colocada dentro das gavetas e roupeiros para conferir um agradável aroma às roupas e manter afastadas as traças.

Como contra-indicações, não deve ser utilizada durante longos períodos de tempo, pois pode causar perturbações gástricas.

A Agricultura Biológica com técnicas menos agressivas, respeita os ritmos da natureza, com benefícios para os ecossistemas e saúde humana.
Sempre que possível, consuma estes produtos.

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Infusão Bio Lúcia Lima

Infusão Bio Lúcia Lima

Infusão, Lúcia Lima biológica. Embalagem aproximadamente 15g.