Licor de Tamarilho

10,00 €

ce.licortamarilho.012

Novo produto

Tamarilho.

Embalagem 200ml.

Mais detalhes

A CASA E O PROJECTO

A Casa de Encosturas data de 1773. A influência arquitectónica remete-nos para o Brasil, tendo sido, posteriormente, de 1816 a 1850, a sede da autoridade que geria as despesas e receitas (o Regedor) da Paróquia de S. Nicolau, Cabeceiras de Basto.

casa_de_encosturas_casa.jpg

Em 2007, Maria e António Maia, resolveram voltar à terra natal, Cabeceiras de Basto e apaixonaram-se pela Casa de Encosturas. Aquela que seria uma casa de descanso, passou rapidamente a morada principal. Aqui, rodeados de natureza, perceberam que a propriedade tinha frutos e ainda terreno suficiente para plantar novas árvores de fruto e ervas aromáticas; por outro lado, o casal tinha tempo, energia e vontade para criar um novo projecto! Iniciaram, então, a produção de compotas e licores, que tiveram excelente receptividade nos clientes!

Este é um verdadeiro negócio familiar que dá frutos pelo amor e empenho que os que nele estão envolvidos lhe emprestam. O objectivo da família é aproveitar o que a terra dá e reinventar algumas tradições gastronómicas.

casa_de_encosturas_colheita.jpg

A Casa de Encosturas é detentora da certificação de Unidade Produtiva Artesanal, o que assegura, a quem consome as suas compotas e licores, a garantia de que está a consumir produtos artesanais, sem corantes nem conservantes.

OS PRODUTOS

Todos os produtos da Casa de Encosturas são feitos com ingredientes naturais, cuidadosamente cultivados e seleccionados. A qualidade é, também, conseguida porque os frutos e ervas aromáticas são colhidos poucas horas antes da confecção e em pequenas quantidades. Os processos são tradicionais e morosos, para conseguir consistência e sabor perfeitos!

Actualmente são produzidos cerca de 16 tipos de licores, 20 tipos de doces, 6 tipos de geleias e 4 tipos de marmelada.

LICOR DE TAMARILHO

O tamarilho Solanum betaceum, também conhecido por tomate de árvore ou tomate japonês, é uma planta arbustiva com origens na costa Este da América Central e do Sul, nomeadamente Perú, Chile, Colômbia, Equador e Bolívia. Pertence à família das solanáceas que inclui plantas como o tomateiro, a batateira, a beringela e a fisális. É um arbusto que se desenvolve rapidamente, atingindo a plena produção com cerca de 4 anos; têm, contudo, um curto período de vida, de 8 a 12 anos.

tamarilho

Gostam de solos bem  drenados e férteis. Sendo arbustos de clima sub-tropical, necessitam de rega frequente. Não toleram ventos fortes e geadas, mas também não resistem ao calor excessivo.

Os frutos têm uma polpa gelatinosa semelhante ao tomate, sendo no exterior amarelos, laranja, vermelhos ou roxos. Têm um sabor agridoce, podendo ser consumidos crus ou cozinhados, em sumos, saladas, molhos, sobremesas, compotas, entre outros.

Os frutos são pobres em calorias mas muito ricos em vitaminas A, B6 e C, fibras, minerais e anti-oxidantes. Possuem um alto teor de potássio, contribindo para o equilíbrio de sais no organismo.

O consumo de tamarilhos fortalece o sistema imunitário, promove o funcionamento do sistema nervoso e fígado, melhora a saúde macular, regula os níveis de colesterol e a tensão arterial e combate inflamações nas amígdalas e estados gripes. É óptima opção nas dietas já que possuí baixas calorias.

O Licor de Tamarilho da Casa de Encosturas recebeu a Medalha de Ouro do no Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses 2017.

        medalha ouro 2017.jpg

A Agricultura Biológica ou as técnicas menos agressivas de produção, respeitam os ritmos da natureza, com benefícios para os ecossistemas e saúde humana. Sempre que possível, consuma estes produtos. 

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Licor de Tamarilho

Licor de Tamarilho

Tamarilho.

Embalagem 200ml.

6 produtos nesta categoria: