Aguardente de Medronho Bio 0,2L

19,00 €

ba.medronho_0,2.018

Novo produto

Aguardente de Medronho Bio.

Mais detalhes

A EQUIPA E A QUINTA

O projecto materializou-se na Quinta dos Choupos, localizada nos arredores de Évora, com 3 ha de área destinada à produção de ervas aromáticas em modo biológico. Na Quinta dos Choupos encontra-se em produção uma diversidade de espécies aromáticas e condimentares, vendidas em verde e em seco. Encontra-se também uma estufa com ambiente controlado, licenciada e certificada para a produção de plantas biológicas.

    

AS PLANTAS

Respeitando as condições edafoclimáticas da Quinta e as necessidades das espécies vegetais, a Be Aromatic produz, em sistema biológico diversas espécies como:

- Hortelã-pimenta MenthaxPiperita: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Erva cidreira Melissa officinalis: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Tomilho limão Thymus citriodurus: utilizada como aromática e medicial;

- Erva príncipe Cymbopogon citratus: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Segurelha Satureja montana: utilizada como aromática e medicial;

- Tomilho vulgar Thymus vulgaris: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Salva Salvia officinalis: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Lúcia lima Aloysia triphylla: utilizada como aromática e medicial;

bearomatic_plantas%20producao.jpg

O MEDRONHO

O medronheiro Arbutus unedo é um arbusto ou pequena árvore de folha persistente, nativa da região mediterrânea e Europa ocidental. Em Portugal pode ser encontrado em todo o país, ocorrendo com densidade mais elevada nas serras de Monchique e Caldeirão. Os medronheiros, entanto plantação, sobrevivem em zonas de elevado relevo, onde outras culturas sobrevivem com dificuldade. Hoje em dia, apanhar medronho é francamente mais difícil e trabalhoso do que há décadas, por razões associadas ao despovoamento e ao desaparecimento dos rebanhos.

A madeira fina desta árvore é muito apreciada no fabrico de objetos torneados, para embutidos e marcenaria, sendo fácil de trabalhar e polir. A sua lenha é muito boa para aquecimento produzindo um excelente carvão. A partir do fruto, produz-se a aguardente de medronho, sendo o Algarve a principal região produtora. 

medronheiro.jpg

O medronho tem uma ação adstringente e antisséptica nas vias urinárias; fomenta a limpeza do sangue; permite o tratamento de diarreias e desinteria. O gargarejo com uma infusão feita com as folhas frescas ou secas actua em infeções da boca e da garganta. Os frutos têm sabor farináceo, ligeiramente agridoce, muito utilizado no fabrico de licores, e especialmente destilados a famosa aguardente de medronho!

A produção da aguardente de medronho deverá ter-se iniciado pelos Árabes em Monchique, por volta do século X, para fins medicinais. Para produzir aguardente de medronho a fruta é fermentada em tanques de madeira ou barro. Actualmente a fermentação também se faz em depósitos de cimento, mas só em destilarias de significativa dimensão. A fermentação é natural e dura entre 30 a 60 dias. Os tanques devem ser cobertos com frutos esmagados para evitar o contacto com o ar. É necessário adicionar uma parte de água para cinco partes de fruta. Depois de fermentado o produto deve ser guardado durante 60 dias e bem protegido do ar. Existem novos métodos de destilação, mas só a destilação descontínua (fogo directo) garante uma excelente aguardente de medronho. Esta deve ser transparente, ter o cheiro e gosto da fruta, e ter entre 40° e 50° (tradicionalmente nas serranias algarvias a aguardente de qualidade deve ter 50º). A qualidade da aguardente aumenta com o envelhecimento em barris. A aguardente de medronho é usualmente consumida como digestivo e popularmente tem até fama de contribuir para uma vida longa e saudável, fazendo inclusivamente parte de mezinhas tradicionais.

Aguardente de medronho Be Aromatic é produzida a partir de medronhos biológicos certificados e mediante métodos tradicionais. Deve ser ingerida como digestivo em quantidades moderadas. 0,20L / 49%.

A Agricultura Biológica com técnicas menos agressivas, respeita os ritmos da natureza, com benefícios para os ecossistemas e saúde humana.
Sempre que possível, consuma estes produtos.

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Aguardente de Medronho Bio 0,2L

Aguardente de Medronho Bio 0,2L

Aguardente de Medronho Bio.

6 produtos nesta categoria: