Infusão Bio Hortelã-pimenta

4,35 €

ca.ihortelap.008

Novo produto

Infusão, Hortelã-pimenta Biológica.

Embalagem 40g.

Mais detalhes

O PROJECTO E A QUINTA

O Cantinho das Aromáticas é uma empresa agrícola que tem como principais finalidades a produção, secagem, embalamento e comercialização de ervas aromáticas secas, produzidas em Agricultura Biológica.

cantinho das aromaticas_luis alves.jpg

O projecto iniciou-se em 2002, em Vila Nova de Gaia, numa bela quinta onde D. Pedro I e Dona Inês de Castro viveram no século XIV, pela mão do Engenheiro Agrícola Luis Alves.

O Cantinho das Aromáticas produz todas as plantas seguindo os conceitos da agricultura biológica, sem recurso a pesticidas, adubos químicos de síntese e organismos geneticamente modificados. Implementam práticas agrícolas sustentáveis com produtos auxiliares de produção, provenientes de plantas ou animais, de forma a obter os resultados desejáveis na óptica da produção e da qualidade do produto final.

Através deste modelo de produção agro-ecológico obtêm produtos isentos de resíduos de herbicidas, fungicidas ou insecticidas, com melhor sabor e nível nutritivo (maior quantidade de açúcares e óleos essenciais presentes nas plantas), quando comparados com outros produtos convencionais.

 

A Quinta, com cerca de 2,5 ha de produção ao ar livre, possui actualmente uma colecção de mais de 150 espécies de plantas aromáticas, medicinais e condimentares. Além da produção em campo, a Quinta possuí um viveiro, uma casa de chá e uma loja, podendo ser visitada e desfrutada por todos.

cantinho das aromaticas_quinta.jpg

OS PRODUTOS

O Cantinho das Aromáticas produz, em sistema biológico, plantas para:

Infusões: constituem um processo para a elaboração de bebidas, em geral, pela imersão de uma substância aromática (folhas, raízes, sementes e plantas) em água quente ou a ferver. Uma infusão não é o mesmo que um chá. O chá é o nome de uma planta (Camellia sinensis) que em infusão e nas suas inúmeras variedades, se popularizou pelo mundo inteiro.

Tisanas: são infusões de ervas medicinais. São feitas por imersão de diferentes partes da planta em água quente, tendo objectivos terapêuticos.

Vários fatores têm contribuído para a procura de infusões e tisanas feitas de outras plantas, que não o chá, como as más condições de trabalho e a utilização de mão-de-obra infantil nos países produtores de chá, a aplicação de pesticidas, entre outras.

Acresce o facto de haver cada vez mais consumidores que procuram produtos sem cafeína ou teína, estimulantes que não se encontram na maior parte das infusões.

Condimentos: são substâncias acrescentadas a um alimento (antes, durante ou após a preparação ou degustação) para lhe emprestar sabor, aroma, cor ou realçar o paladar. Alguns possuem ainda qualidades terapêuticas.

A utilização dos condimentos é muito variável, indo ao encontro dos hábitos e tradições das regiões. A maioria destes teve origem no Oriente, Europa e Américas, tendo sido inicialmente utilizados para conservar os alimentos (sal, ervas e especiarias).

A HORTELÃ-PIMENTA

A hortelã-pimenta Mentha piperita é um híbrido da hortelã-mourisca M.aquatica e hortelã-vulgar M.spicata, tendo a sua origem no mediterrâneo.

hortelã pimenta

O seu nome científico associa-se na mitologia grega, ao amor entre a ninfa Menta e o deus Plutão, que desperta o ciúme de Perséfone. Esta, por ser sentir traída, transforma Menta numa planta que crescerá nas entradas das cavernas que davam acesso ao inferno.

Gosta de solos ricos em nutrientes, húmidos, bem drenados, com sol ou sombra parcial. Atrai muitas borboletas e outros insectos úteis ao jardim.

Tem inúmeras propriedades medicinais, como acção hepato-protectora, prevenir e combater a flatulência, diarreia, vómitos, indigestões, cólicas, dores de cabeça, enjoo na gravidez e a fadiga em geral. Na culinária, é utilizada em pratos de carne, manteigas, batatas, saladas e doces. É também utilizada como aromatizante em diversas indústrias, como a dos chocolates, pastilhas elásticas, dentífricos, detergentes, etc.

tisanas

De dourado-brilhante, o aroma mentolado da infusão de hortelã-pimenta do Cantinho das Aromáticas possui notas expressivas a especiarias e eucalipto. O travo refrescante a mentol e pimenta é surpreendentemente doce, realçando-se uma frescura de intensidade duradoura.

Para uma melhor degustação, prepare com água a 75ºC e deixe em infusão durante 5 minutos cerca de 3g/L de hortelã-pimenta.

A Agricultura Biológica com técnicas menos agressivas, respeita os ritmos da natureza, com benefícios para os ecossistemas e saúde humana.
Sempre que possível, consuma estes produtos.

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Infusão Bio Hortelã-pimenta

Infusão Bio Hortelã-pimenta

Infusão, Hortelã-pimenta Biológica.

Embalagem 40g.

29 produtos nesta categoria: