3,71 €
ca.cstevia.014
Novo produto
Condimento, Stevia Biológica.
Embalagem 20g.
Aviso: Últimos itens disponíveis!
Disponível a partir de:
O PROJECTO E A QUINTA
O Cantinho das Aromáticas é uma empresa agrícola que tem como principais finalidades a produção, secagem, embalamento e comercialização de ervas aromáticas secas, produzidas em Agricultura Biológica.
O projecto iniciou-se em 2002, em Vila Nova de Gaia, numa bela quinta onde D. Pedro I e Dona Inês de Castro viveram no século XIV, pela mão do Engenheiro Agrícola Luis Alves.
O Cantinho das Aromáticas produz todas as plantas seguindo os conceitos da agricultura biológica, sem recurso a pesticidas, adubos químicos de síntese e organismos geneticamente modificados. Implementam práticas agrícolas sustentáveis com produtos auxiliares de produção, provenientes de plantas ou animais, de forma a obter os resultados desejáveis na óptica da produção e da qualidade do produto final.
Através deste modelo de produção agro-ecológico obtêm produtos isentos de resíduos de herbicidas, fungicidas ou insecticidas, com melhor sabor e nível nutritivo (maior quantidade de açúcares e óleos essenciais presentes nas plantas), quando comparados com outros produtos convencionais.
A Quinta, com cerca de 2,5 ha de produção ao ar livre, possui actualmente uma colecção de mais de 150 espécies de plantas aromáticas, medicinais e condimentares. Além da produção em campo, a Quinta possuí um viveiro, uma casa de chá e uma loja, podendo ser visitada e desfrutada por todos.
OS PRODUTOS
O Cantinho das Aromáticas produz, em sistema biológico, plantas para:
Infusões: constituem um processo para a elaboração de bebidas, em geral, pela imersão de uma substância aromática (folhas, raízes, sementes e plantas) em água quente ou a ferver. Uma infusão não é o mesmo que um chá. O chá é o nome de uma planta (Camellia sinensis) que em infusão e nas suas inúmeras variedades, se popularizou pelo mundo inteiro.
Tisanas: são infusões de ervas medicinais. São feitas por imersão de diferentes partes da planta em água quente, tendo objectivos terapêuticos.
Vários fatores têm contribuído para a procura de infusões e tisanas feitas de outras plantas, que não o chá, como as más condições de trabalho e a utilização de mão-de-obra infantil nos países produtores de chá, a aplicação de pesticidas, entre outras.
Acresce o facto de haver cada vez mais consumidores que procuram produtos sem cafeína ou teína, estimulantes que não se encontram na maior parte das infusões.
Condimentos: são substâncias acrescentadas a um alimento (antes, durante ou após a preparação ou degustação) para lhe emprestar sabor, aroma, cor ou realçar o paladar. Alguns possuem ainda qualidades terapêuticas.
A utilização dos condimentos é muito variável, indo ao encontro dos hábitos e tradições das regiões. A maioria destes teve origem no Oriente, Europa e Américas, tendo sido inicialmente utilizados para conservar os alimentos (sal, ervas e especiarias).
A STEVIA
A stevia Stevia rebaudiana é uma planta subtropical vivaz que, apesar de muito resistente à variação das características do solo, prefere solos húmidos, sem grande exigência ao nível da textura (arenosos e argilosos), com teores medianos de matéria orgânica e boa drenagem. Prefere a meia-sombra para o bom desempenho agronómico, sendo muito fácil de cultivar.
Tem uma extraordinária capacidade adoçante, sendo cada vez mais utilizada como substituto do açúcar. Podendo ser consumida fresca, é depois de seca e reduzida a pó que as suas propriedades adoçantes mais se identificam. No entanto, não resiste a altas temperaturas, pelo que a sua utilização em doçaria é limitada.
A sua utilização vai muito além do poder adoçante. Possui propriedades hipoglicémicas, hipotensoras, vasodilatadoras, antifúngicas, antivirais, anti-inflamatórias, antibacterianas e diuréticas.
Sem avaliações neste momento.