Segurelha Bio

6,50 €

ba.cond_segurelha.004

Novo produto

Condimento, segurelha biológica. Embalagem 20g.

Mais detalhes

Disponível

A EQUIPA E A QUINTA

O projecto materializou-se na Quinta dos Choupos, localizada nos arredores de Évora, com 3 ha de área destinada à produção de ervas aromáticas em modo biológico. Na Quinta dos Choupos encontra-se em produção uma diversidade de espécies aromáticas e condimentares, vendidas em verde e em seco. Encontra-se também uma estufa com ambiente controlado, licenciada e certificada para a produção de plantas biológicas.

    

AS PLANTAS

Respeitando as condições edafoclimáticas da Quinta e as necessidades das espécies vegetais, a Be Aromatic produz, em sistema biológico diversas espécies como:

- Hortelã-pimenta MenthaxPiperita: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Erva cidreira Melissa officinalis: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Tomilho limão Thymus citriodurus: utilizada como aromática e medicial;

- Erva príncipe Cymbopogon citratus: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Segurelha Satureja montana: utilizada como aromática e medicial;

- Tomilho vulgar Thymus vulgaris: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Salva Salvia officinalis: utilizada como aromática, condimentar e medicial;

- Lúcia lima Aloysia triphylla: utilizada como aromática e medicial;

bearomatic_plantas%20producao.jpg

A SEGURELHA

A segurelha Satureja montana é uma erva aromática de origem mediterrânea cuja essência lembra a hortelã e o tomilho, embora mais apimentada. Autóctone da Europa e do Mediterrâneo, a segurelha foi levada para o norte da Europa pelos romanos e para a América pelos primeiros colonizadores. As plantas do gênero Satureja têm uma diversidade grande, com aromas pungentes e picantes dentro do espectro menta-tomilho-oregão. É uma planta perene que prefere solos arenosos ou argilosos bem drenados, adaptando-se a solos pobres em nutrientes, mas com boa exposição solar. Tolera todos os tipos de pH do solo, podendo desenvolver-se em solos muito alcalinos. É uma excelente opção enquanto ornamental, dada a baixa manutenção que necessita (apenas podas regulares para estimular a rebentação e evitar o envelhecimento precoce; a necessidade de rega é quase nula.

bearomatic_segurelha retocada.jpgA sua aplicação é diversa, podendo utilizar-se as folhas, as flores e os caules. É um bom condimento para pratos de carnes, legumes de cozedura longa e recheios. Também pode ser adicionada em sopas, peixes, ensopados, omeletes, pizas e pratos de cordeiro. Pode ser utilizada com outros temperos como manjericão, louro, cominhos, alho, alfazema, manjerona, hortelã, oregão, salsa, alecrim e tomilho. É parte essencial dos famosos Fines Herbes e Herbes de Provence (temperos franceses com várias ervas). Os romanos foram os primeiros a cultivar a segurelha, reconhecendo as suas propriedades digestivas. Como medicinal possui propriedades anti-sépticas, fungicidas, anti-diarreicas e anti-virais. Pode ser utilizada para combater inflamações das vias respiratórias, indisposições digestivas, como enfartamento, gases e cólicas e gastroentrites agudas. Externamente, é usada em inflamações cutâneas e de mucosas diversas, como otites, estomatites, vaginites, em queimaduras ligeiras e micoses. A planta também é usada para aliviar picadas de vespas e abelhas e, para isso, o indicado é triturar um ramo e esfregar no local afetado.

A Agricultura Biológica com técnicas menos agressivas, respeita os ritmos da natureza, com benefícios para os ecossistemas e saúde humana.
Sempre que possível, consuma estes produtos.

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Segurelha Bio

Segurelha Bio

Condimento, segurelha biológica. Embalagem 20g.

22 produtos nesta categoria: