6,50 €
ba.cond_alecrim.009
Novo produto
Condimento, alecrim biológico. Embalagem aproximadamente 15g.
Aviso: Últimos itens disponíveis!
Disponível a partir de:
A EQUIPA E A QUINTA
O projecto materializou-se na Quinta dos Choupos, localizada nos arredores de Évora, com 3 ha de área destinada à produção de ervas aromáticas em modo biológico. Na Quinta dos Choupos encontra-se em produção uma diversidade de espécies aromáticas e condimentares, vendidas em verde e em seco. Encontra-se também uma estufa com ambiente controlado, licenciada e certificada para a produção de plantas biológicas.
AS PLANTAS
Respeitando as condições edafoclimáticas da Quinta e as necessidades das espécies vegetais, a Be Aromatic produz, em sistema biológico diversas espécies como:
- Hortelã-pimenta MenthaxPiperita: utilizada como aromática, condimentar e medicial;
- Erva cidreira Melissa officinalis: utilizada como aromática, condimentar e medicial;
- Tomilho limão Thymus citriodurus: utilizada como aromática e medicial;
- Erva príncipe Cymbopogon citratus: utilizada como aromática, condimentar e medicial;
- Segurelha Satureja montana: utilizada como aromática e medicial;
- Tomilho vulgar Thymus vulgaris: utilizada como aromática, condimentar e medicial;
- Salva Salvia officinalis: utilizada como aromática, condimentar e medicial;
- Lúcia lima Aloysia triphylla: utilizada como aromática e medicial;
O ALECRIM
É um arbusto comum na região do Mediterrâneo. O termo Rosmarinus vem do latim significando “orvalho que vem do mar”, expressão justificada pelas flores azuladas que inundam as praias do Mediterrâneo, lembrando o orvalho.
O alecrim Rosmarinus officinalis tem odor forte, fresco e herbáceo. Toda a planta exala um aroma forte e agradável. O sabor é picante, marcante e amadeirado.
Utilizado com fins culinários, medicinais e religiosos, a sua essência é também utilizada em perfumaria, o que confere aos perfumes propriedades excitantes, tônicas e estimulantes.
Na culinária pode ser utilizado fresco ou seco numa diversidade de pratos, especialmente de carne. Nos churrascos pode ser deitado sobre as brasas, perfumando a carne. Pode igualmente ser utilizado para temperar sopas e batatas assadas.
São atribuídas ao alecrim inúmeras aplicações medicinais. É recomendado como estimulante para as pessoas atacadas de debilidade, sendo também empregue para combater febres intermitentes. As infusões de alecrim aliviam tosse pertinaz e facilitam a digestão. É ainda relaxante muscular, ativador da memória e fortalece os músculos do coração. Útil também para tratar problemas de cabelo (inclusive a queda). Além do seu alto teor em antioxidantes, esta planta ajuda a aumentar a circulação sanguínea, quando aplicada nas áreas capilares.
O alecrim é ainda utilizado em cerimónias religiosas, sendo queimado como incenso desde a antiguidade. Na Igreja Ortodoxa grega, o seu óleo é utilizado para unção.
A sua flor é muito apreciada pelas abelhas produzindo um mel de extrema qualidade. Há quem plante alecrim perto de apiários, para influenciar o sabor do mel.
Sem avaliações neste momento.